www.industria-portugal.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

Meio Ambiente: a Veolia Water Solutions & Technology adopta os aparelhos de rádio da Prosoft Technology para o seu processo de secagem de lamas por energia solar

Depois de a água ser tratada, é muitas vezes necessário secar as lamas residuais. O processo de secagem de lamas por energia solar SOLIA, comercializado pela MSE, utiliza um dispositivo de viragem automatizado. As lamas são espalhadas em leiras, numa estufa, de forma a diminuir a quantidade de água nelas existente. A operação é automatizada, não havendo necessidade de voltar a entrar na estufa para controlar o robot. Os robots são controlados por rádio, o que representa uma solução mais robusta do que os sistemas com fios tradicionais.

Meio Ambiente: a Veolia Water Solutions & Technology adopta os aparelhos de rádio da Prosoft Technology para o seu processo de secagem de lamas por energia solar
No processo SOLIA, as lamas são, em primeiro lugar, processadas por uma centrifugadora, depois são secas numa estufa aquecida pela radiação solar. Um dispositivo de viragem automatizado revolve regularmente as lamas secas e frescas para optimizar o tempo de secagem.

A MSE decidiu colocar aparelhos de rádio nos robots de modo a possibilitar que a informação seja enviada de volta para a estação de controlo. Isto significa que o operador pode controlar o robot à distância, programar os seus movimentos e saber a sua posição actual. O robô tem um controlador WAGO que funciona como interface com o aparelho de rádio. »A implementação foi bastante simples, especialmente graças ao apoio técnico da ProSoft Technology», explica Xavier Bousquet da Veolia Water Solutions & Technology.
No que diz respeito à escolha de um fornecedor, ficámo-nos pelas especificações dadas pela RG2I, o seu distribuidor. O mais importante para nós era ter uma solução fiável, sem que nenhum dos nossos utilizadores encontrasse problemas. De facto, foi isto que sucedeu com o equipamento RadioLinx da ProSoft Technology.»

Até ao momento, foram instalados sistemas de rádio da ProSoft Technology em meia dúzia de estações de tratamento da empresa. A Veolia Water Solutions & Technology é líder mundial em desenvolvimento, construção e gestão de estações de tratamento de água. A Veolia Water Solutions & Technology concebeu as soluções tecnológicas utilizadas nestas estações e oferece ainda um enorme leque de serviços relacionados, de modo a assegurar, diariamente, a eficiência técnica e a durabilidade de todas as soluções instaladas nas estações dos seus clientes. Um excepcional portfólio de tecnologias exclusivas fornece o melhor em inovação e controlo total para cada fase do processo de tratamento de água, tanto para as autoridades locais, como para a indústria.

Um sistema de transmissão fiável
O sistema RadioLinx oferece todas as vantagens das ligações sem fios para as aplicações de automação industrial, oferecendo, ao mesmo tempo, elevados níveis de fiabilidade. Não só tem a capacidade de resistir a condições de funcionamento adversas, como também melhora a transmissão dos pacotes de dados Ethernet.
Os padrões estabelecidos pela norma IEEE 802.11 (mais conhecida por »Wi-Fi») fornecem um nível extremamente elevado de segurança (802.11i), flexibilidade e interoperabilidade às aplicações de automação industrial. Concebida originalmente para aplicações de escritório e domésticas, esta tecnologia ainda tem as suas limitações no que diz respeito à transferência de protocolos industriais, podendo provocar problemas de transmissão em sistemas de automação industrial (problemas geralmente associados ao método de transmissão por rádio usado para pacotes Ethernet). No entanto, a gama RadioLinx assegura uma excelente transferência de pacotes de dados. De forma a melhorar a transferência dos pacotes de dados. A RadioLinx utiliza um algoritmo de processamento de sinal especial desenvolvido pela ProSoft Technology, o que permite uma melhor utilização de toda a largura de banda e ainda suporta as altas velocidades de transmissão de dados exigidas pelos engenheiros de automação industrial.

Com a função »Power over Ethernet» (PoE), o fornecimento de energia e a ligação do sistema de rádio à Ethernet são realizados mediante um único cabo (em vez de dois), o que simplifica bastante a instalação e reduz o tempo de montagem.

Outra função valiosa do modelo RadioLinx 802.11abg escolhido para esta instalação reside no facto de suportar o encapsulamento série, o que significa que podem ser usados e integrados periféricos com comunicação série na arquitectura Ethernet principal do sistema de controlo. Este sistema de rádio assegura um alto desempenho, tanto para a configuração IEEE 802.11bg (banda de 2,4 GHz), como para a 802.11a (banda de 5 GHz): um processador mais potente permite um processamento de dados e de sinal mais rápido, o que, no que diz respeito ao utilizador, significa velocidades de dados mais elevadas.

Os sistemas RadioLinx são ideais para aplicações industriais: invólucros industriais, âmbitos de temperatura de funcionamento maiores, conformidade com as normas de resistência ao choque e à vibração, certificação para utilização em locais onde há risco de explosão, montagem em calhas DIN, etc. Nada menos do que isto satisfaria os requisitos da Veolia.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP