www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

PcVue e Passivhaus monitorizam edifício com consumo de energia ultra-baixo

Este edifício modelo compreende uma clínica de fisioterapia e um centro médico de reforço muscular, assim como os escritórios administrativos do construtor, Steffen Holzbau. Todos os sistemas de eficiência são monitorizados a partir de um sistema BMS da PcVue 9.0 com acesso remoto WebVue, ligado a controladores e comunicação BACnet.

PcVue e Passivhaus monitorizam edifício com consumo de energia ultra-baixo
Na qualidade de especialista em design de edifícios de madeira, Steffen Holzbau projectou e construiu a infra-estrutura em cooperação com a Sanichaufer, sediada no Luxemburgo, local de construção da mesma, e o contratante GIGA-Automation de Saarbrücken, Alemanha. A GIGA-Automation é um parceiro certificado da PcVue Solutions que fornece sistemas integrados de gestão de edifícios (IBMS) na Alemanha e no Luxemburgo. A rede BACnet foi desenvolvida de acordo com especificações muito rigorosas: PcVue para a estação de trabalho e sistema de controlo do operador, DDCs da SAIA Burgess com comunicação BACnet nativa e Sistema de Controlo Menerga para a piscina e os controlos terapêuticos.

O edifício está conforme com os padrões da Passivhaus em termos de eficiência energética, com impacto ecológico mínimo. As zonas clínicas e administrativas foram ambas optimizadas para uma utilização energética extremamente baixa nos vários tipos de aquecimento e de refrigeração. Dois sistemas de ventilação centrais fornecem ar esterilizado para ambas as zonas. As unidades de refrigeração e de aquecimento utilizam sistemas de convectores especiais integrados nos pisos e dispostos em frente das janelas.

A ventilação está equipada com sistemas recuperadores de calor eficientes e refrigeração adiabática. No tecto estão montados aproximadamente 50 m² de painéis solares que garantem água quente e apoiam o aquecimento. Como reforço do aquecimento por painel solar das águas (140 kW), tanto a ventilação como o aquecimento da piscina são assistidos por caldeiras de aparas de madeira (100 kW) e um sistema de aquecimento a óleo.

A piscina de tratamento, fabricada à base de aço de elevada qualidade, dispõe de uma unidade de tratamento de água instalada que salvaguarda a qualidade da água. A piscina está equipada com uma funcionalidade de natação contra a corrente e com ejectores de hidromassagem. O aquecimento e a desumidificação da zona da piscina são assegurados através de uma unidade de tratamento de ar especial.

O PcVue 9.0 compila os dados provenientes dos referidos sistemas e de 65 sensores distribuídos por vários pontos da fachada, tecto e superfície exterior do edifício, medindo assim a temperatura e, em alguns casos, a humidade. Os resultados são enviados para um laboratório para avaliação da influência das condições externas no ambiente sentido no interior do edifício, contribuindo, assim, para a optimização do desempenho energético do mesmo.

Para um controlo completo das zonas clínicas e administrativas, o processo de Importação de Ficheiros EDE do BACnet gera, automaticamente, a base de dados PcVue. A comunicação BACnet permite o acesso a 2000 pontos I/O BACnet, no total. O projecto inclui ainda Calendarização BACnet para os ciclos de aquecimento da piscina. Os dados do histórico serão arquivados utilizando o servidor Microsoft SQL 2008. Os relatórios serão enviados através dos Serviços de Relatório do Servidor SQL 2008 (SRSS).

para troca de dados com instituições científicas, incluindo exportação de folhas de cálculo para análise energética.

Imagem 1: Editor gráfico com ecrã de supervisão e Configurador BACnet
Imagem 2: Resumo com gráficos CAD importados
Imagem 3: Controlo solar térmico e monitorização via Web
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP