www.industria-portugal.com
NORD Drivesystems

Soluções integradas NORD para economia de energia

A NORD emprega uma ampla gama de tecnologias para fornecer soluções de accionamentos personalizadas no que respeita à eficiência ao nível de custos e amigas do ambiente. Incluem travagem regenerativa, ajuste de magnetização automática, rotores de cobre, operação a 87 Hz e acoplamento do circuito intermediário.

Soluções integradas NORD para economia de energia
Quando os movimentos da máquina têm que ser reduzidos repetida ou regularmente em aplicações convencionais de conversores de frequência, a energia de travagem liberada não é utilizada. Em vez disso, é consumida por resistores e emitida na forma de calor. Accionamentos que reutilizam o excesso de energia através de circuitos intermédios ou frenagem regenerativa, fornecem uma solução mais eficiente e ambientalmente amigável. Enquanto uma unidade de frenagem regenerativa pode alimentar os outros componentes noutra parte de uma instalação, a energia gerada e retida no circuito DC intermediário pode ser consumida pelos componentes ligados directa e praticamente sem perdas para a instalação, aumentando assim a eficiência da mesma. Com efeito, é extraída menos energia da rede eléctrica.

O controlo inteligente é outra maneira de economizar. Operando com motores assíncronos, os conversores de frequência geralmente mantêm o nível de magnetização necessária para a obtenção do binário total sobre as gamas de velocidade, causando assim perdas desnecessárias durante a operação de carga parcial. As séries NORD SK 200E, SK 500E e SK 700E de conversores de frequência podem economizar recursos automaticamente, reduzindo a magnetização quando o motor é operado com carga parcial. Pode-se, assim, economizar até 30% de energia. Além disso, em relação às unidades de velocidade constante alimentadas pela rede, motores assíncronos a operar com conversor podem ser executados em altas frequências de saída, a fim de aumentar a eficiência. Motores com ligação estrela-triângulo 230 V/400 V, por exemplo, podem operar até 87 Hz em conexão delta usando um conversor de frequência trifásico(400 V), permitindo assim ao motor rodar a uma velocidade superior (até 87 Hz), mantendo o binário nominal. Aumentar a frequência até cerca de 100 Hz irá aumentar a eficiência do motor em até 5%.

Para melhorar a eficiência do motor, a NORD também desenvolveu novos conceitos ao nível dos materiais, como o uso de cobre ao invés de alumínio para a gaiola do rotor. O cobre com a sua menor resistência ohmica permite mais accionamentos económicos e eficientes. Em alternativa, a potência do motor pode ser aumentada de tamanho e manter a eficiência, tornando mais fácil ajustar os motores mais fortes em pouco espaço de instalação. Um motor síncrono optimizado com um íman permanente de alta qualidade do lado do rotor pode trazer um aumento ainda maior no desempenho, mantendo toda a manutenção de alta eficiência.

Ilustração: A NORD disponibiliza soluções integradas para economia de energia.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP