www.industria-portugal.com
EPLAN

Fluxos de informação otimizados aumentam a produtividade O Syngineer aproxima mundos diferentes

As diferentes áreas da engenharia têm que evoluir em conjunto na era da Indústria 4.0. Mas como podem os atuais limites departamentais ser ultrapassados? O Syngineer garante que os designers de engenharia elétrica e engenharia mecânica "falem uns com os outros". A ferramenta baseada na nuvem possibilita uma melhor comunicação, otimizando simultaneamente a cooperação interdisciplinar no desenvolvimento de máquinas e sistemas.

 Para muitos engenheiros de design, um dos principais desafios diários é a obtenção e fornecimento de informações. O Syngineer, uma inovadora solução na nuvem da EPLAN e respetiva afiliada Cideon, pode ajudar a superar este desafio. O software acelera e simplifica a coordenação na engenharia - especialmente entre a engenharia mecânica, a engenharia elétrica e o CLP/software. O sistema garante uma melhor colaboração através da promoção da troca de informações em vários departamentos. Ao fazê-lo, reduz ainda mais o número de tarefas manuais que frequentemente surgem à última hora, fazendo com que sejam particularmente dispendiosas.
 

Um sistema simples para maior transparência 
O Syngineer oferece aos utilizadores abordagens baseadas nos projetos. A aplicação é simples: "A ligação entre o software MCAD e o EPLAN Electric P8 através do Syngineer pode ser configurada rapidamente e é fácil de utilizar", declara Max Lützel, responsável pela equipa de consultoria do Syngineer. "Após uma breve orientação, colegas que trabalham em conjunto conseguem perceber, por exemplo, se o design de um motor foi alterado numa fase posterior do processo".
 
Com o Syngineer, os engenheiros elétricos inicialmente obtêm um navegador adicional no ambiente de trabalho com que já estão familiarizados. Este navegador estabelece uma ligação interdepartamental entre colegas das engenharias elétrica e mecânica. Os dois departamentos de design podem trocar informações de engenharia de forma bidirecional. Com esta integração, os engenheiros de design mecânico e elétrico continuam a trabalhar convenientemente nos seus próprios sistemas e a coordenar os mais recentes desenvolvimentos, por exemplo, através da função de chat integrada. Em alternativa, também podem ser informados de alterações por e-mail. As definições são fáceis de personalizar através do sistema de gestão de notificações.
 

Visão geral central do progresso 
O Syngineer rotula o estado de processamento atual de tarefas ou pedidos. Todos os colaboradores relevantes têm também acesso a alterações subsequentes no processo de desenvolvimento e no respetivo estado. O sistema fornece ainda informações sobre os colaboradores responsáveis por cada alteração. Os gestores de projetos têm acesso a uma visão geral global dos projetos e podem resumir centralmente requisitos post hoc de clientes. O software está atualmente disponível em alemão e inglês - seguir-se-ão outros idiomas. O software suporta naturalmente acesso através de navegadores de Internet, smartphones, tablets ou computadores portáteis - uma obrigação na era da globalização.
 

Sistema escalável 
Outra vantagem prática significativa desta tecnologia baseada na nuvem é o facto de também ser fácil integrar no processo de desenvolvimento parceiros externos, clientes e fornecedores. Outra vantagem da arquitetura na nuvem é a escalabilidade flexível de utilizadores. As empresas podem variar o número de utilizadores em qualquer momento conforme necessário e conceder acesso a departamentos adicionais, incluindo produção, colocação em funcionamento e manutenção.
 
 
 
Concluindo 
O Syngineer garante uma troca de informações eficiente, o que permite poupar dinheiro e aumentar a qualidade dos produtos. A criação automática de listas de sensores/atuatores com o Syngineer proporciona ainda mais potencial para economizar - as empresas estão a reduzir os tempos de trabalho em 30%, além da vantagem adicional da maior qualidade da documentação.
Fluxos de informação otimizados aumentam a produtividade
O Syngineer aproxima mundos diferentes
Syngineer_ECAD.jpg: o Syngineer documenta o estado dos projetos - neste caso, usando o exemplo do esquema elétrico. Todas as informações podem ser trocadas de forma bidirecional entre a engenharia elétrica e a engenharia mecânica.

Fluxos de informação otimizados aumentam a produtividade
O Syngineer aproxima mundos diferentes
Syngineer_MCAD.jpg: Changes made to the mechanical engineering CAD environment are now transparent and understandable by electrical engineers.

Source: Eplan Software & Service

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP