www.industria-portugal.com
Beijer Electronics Products AB

De 0 a 1500 RPM em 2 segundos

Energia ininterrupta garantida

De 0 a 1500 RPM em 2 segundos
No dia 26 de abril de 2009 tudo parou. Partes da rede de linha terrestre da Telekom e da rede de telefonia móvel T-Mobile estavam mortas, e várias centenas de milhares de usuários de telefones móveis das regiões de Colônia, Dusseldorf, Bonn e Aachen ficaram irritados olhando seus celulares. Nenhuma rede, nenhuma chamada, nenhuma mensagem de texto – e isto durou várias horas. Uma falha de energia no sistema de um fornecedor local de eletricidade foi a responsável por esta parada involuntária de comunicação. Depois foi detectado que, embora o back-up do fornecimento de energia (UPS – Uninterruptible Power Supply) tenha iniciado corretamente, falhou ao fazer o seu próprio back-up. As baterias estavam esgotadas e, no final das contas, o sistema entrou em colapso novamente.

Segurança de rede efetiva com UPS rotativo

As falhas de energia totais não são o único problema enfrentado pelos operadores de sistemas de telecomunicação, instalações médicas e grandes centros de computadores. As perturbações de rede secundárias, que acontecem muito mais freqüentemente e causam danos enormes, são consideravelmente mais problemáticas. Ao contrário da situação em Colônia onde um fornecimento de energia ininterrupto apoiado em bateria estivesse sendo usado, grandes centros de bancos de dados e instalações semelhantes têm freqüentemente back-up de sistemas de energia que armazenam energia cinética. Um UPS rotativo desse tipo consiste de um motor diesel, um gerador e uma junção indutiva. Este é um conceito compacto e seguro que não precisa de qualquer bateria. Tem a vantagem de requerer significativamente menos espaço do que um UPS operado a bateria, como também 3% a 5% melhor em eficiência de energia. Além disso, não é necessário ter uma sala ventilada especialmente com condições ambientes uniformes, e a inconveniência da deposição de lixo especial para as baterias usadas é eliminada.

Em muitas áreas em casa
A Hitec Power Protection BV, situada em Almelo (Países Baixos), é especialista em sistemas de energia ininterrupta. Com cerca de 200 empregados, a companhia é ativa internacionalmente em soluções de energia amigáveis ao meio ambiente que usam a mais recente tecnologia. Os UPSs Hitec são usados em uma ampla variedade de indústrias, como dos setores médico, aviação, finanças, centros de computador, sistemas de telecomunicação, fabricação de semicondutor, e plantas de produção.
Com mais de 50 anos de experiência, a Hitec há muito tempo figura em uma posição de liderança no mercado de sistemas UPS com capacidade de 750 kVA ou mais. A linha de produtos da UPS inclui modelos com potência de 400 a 2000 kVA que podem prover até 400 MVA em instalações paralelas. As atividades de projeto e produção estão concentradas na sede nos Países Baixos, que também abrigada a maior unidade de testes do mundo para aplicações de 50/60-Hz com uma capacidade de até 20 MVA. A Hitec mantém uma organização de serviço mundial com escritórios regionais e representantes qualificados para assegurar suporte aos clientes serviço 24/7 serviço (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Rápida disponibilidade graças à partida turbo
Um UPS diesel rotativo consiste em um motor diesel (1), uma junção indutiva (2) e um gerador (3), tudo montado em uma armação básica robusta. Em operação normal, o gerador em combinação com um difusor atua como um filtro dinâmico. Além disso, provê correção de energia reativa e previne perturbações como curtas interrupções de energia, sobre-voltagem ou queda de tensão. Se a grade de fornecimento está fora de tolerância ou até mesmo completamente falha, os sistemas UPS Hitec utilizam energia cinética armazenada para atravessar o intervalo de tempo necessário para partir o motor diesel, tudo sem qualquer bateria. Quando uma deficiência de energia acontece, um motor diesel perfeitamente lubrificado e pré-aquecido acelera de 0 a 1500 RPM em dois segundos e atravessa a falha de energia até que o serviço seja restabelecido na grade central.
A companhia também oferece outra solução com o seu sistema “ride-through”.
Ele consiste de um volante, um gerador e uma junção eletromagnética. Isto permite ao operador de sistema atravessar interrupções que duram 15 a 30 segundos, usando apenas energia cinética armazenada. Como pode ser observado pelas estatísticas das companhias fornecedoras de eletricidade, este curto período é completamente adequado porque 95% de todas as principais faltas de energia duram só alguns segundos.

Monitoramento de qualidade industrial
Facilidade de uso e rápido reconhecimento de parâmetros de rede são aspectos importantes de um sistema UPS. Nesse sentido, a Hitec decidiu usar PCs painel Lauer (Lauer é uma empresa do grupo Beijer Electronics). Com seus monitores touch screen de 17 polegadas, estes computadores de uso comprovado na indústria formam a base ideal para a solução de visualização da Hitec. Usando um total de três janelas principais, o sistema exibe os parâmetros atuais do processo – incluindo tudo desde a voltagem e a freqüência da energia inferida aos vários estados de filtro.
O processamento de sinal para todos os parâmetros é provido por um PLC Quantum da Schneider que se comunica com o software de monitoramento da Hitec por um link Ethernet. “O PC Lauer é ideal para nossa aplicação devido à sua alta qualidade industrial. A sua disponibilidade de dez anos nos dá a habilidade em longo prazo para proporcionar aos nossos clientes uma substituição rápida no caso de problemas”, comentou o Gerente de Marketing Jasper Kerkwijk sobre esta atual solução. Como coordenador de vendas, serviço e engenharia, ele conhece exatamente o que os clientes exigem, e confirmou que a experiência deles com PC Lauer é completamente positiva. Em particular, a sua construção robusta e a insensibilidade do touch screen para contaminação da superfície permitem resistir com confiança à manipulação áspera que recebem freqüentemente do pessoal de serviço.

Suporte agregado ganha a lealdade do cliente
O sucesso da Hitec demonstra a importância de um helpdesk internacional. Jaspe Kerkwijk sobre suporte a diagnóstico: “Nosso pessoal de serviço pode discar no respectivo sistema pela Internet ou usando uma conexão de modem, e executar diagnose remota ou corrigir um mau funcionamento imediatamente. E com nosso serviço 24/7 serviço e programa adicional de treinamento para operadores de sistemas, os usuários de sistemas têm sempre um sentimento seguro - que é exatamente o que você precisa com centrais de energia”.

Este relatório foi gerado com o apoio da Hitec Poder Proteção BV.

Foto 1: Em operação normal, o UPS age como um filtro de voltagem ativo
Foto 2: Um completo UPS rotativo diesel
Foto 3: Um passeio pelo sistema taxado a 1250 kVA
Foto 4: Controle de processo seguro com um PC painel aprovado pela indústria

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Related Articles

Beijer Electronics Products AB
.NET em HMI

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP