www.industria-portugal.com
LEROY-SOMER

Série DYNEO® LSRPM

LSRPM é uma série de motores síncronos com imã permanente, que incorpora tecnologia patenteada pela Leroy-Somer. O projeto inovador do rotor de ímã aumenta a eficiência de quase 10% para níveis que chegam 98%. A redução de tamanho é da ordem de 50%. Este tipo de motor é planejado para aplicações para as quais consumo de eletricidade é alto e contínuo. Isto significa que em um número muito grande de casos o tempo de retorno do investimento para a substituição de um motor assíncrono pelo LSRPM será de menos de um ano. Como as despesas com motores são de mais de 70% da energia elétrica consumida na indústria, a nova linha de produto LSRPM também contribui aos objetivos essenciais de redução de emissão de CO2.

Série DYNEO® LSRPM
Eficiência e densidade excelentes
O uso de velocidade variável e a otimização de sistemas mecânicos são os principais caminhos para se alcançar economia máxima. A LSRPM faz parte da linha da DYNEO®. No auge do progresso das tecnologias comercialmente disponíveis de velocidade variável, esta linha reúne todas as soluções de motor síncrono com imã permanente e controlador de velocidade variável da Leroy-Somer.
O desempenho do LSRPM está baseado em tecnologia de rotor de imã radial patenteada pela Leroy-Somer. Ao reduzir as perdas do rotor, esta tecnologia habilita a eficiência podendo alcançar 98% e aumenta a relação entre energia e peso do motor. Esta vantagem não é válida apenas na velocidade avaliada, mas é maior sob a velocidade avaliada que é o caso por definição em aplicações de velocidade variável!
A comparação com motores convencionais depende da aplicação. No caso específico de um compressor de parafuso dirigido inicialmente por um sistema de velocidade variável baseado em um motor assíncrono de 2 pólos com taxa de IP23, altura de cabo de 315 mm e força de 280 kW, a eficiência sob controle de velocidade variável é de 92.7%. A solução da DYNEO® com o motor síncrono com imã permanente PSRPM 280 MD com 260 kW (sem derating) alcança uma eficiência sob o controle de velocidade variável de 97.6% sobre uma gama de velocidade de 0 a 3000 min-1. A energia economizada excede 4000 / ano e o peso do motor é reduzido de 900 a 380 kg. O tempo de retorno do investimento comparado com a solução convencional é menor do que 12 meses.
Os sistemas mecânicos das séries LSRPM têm invólucro IEC IP55, o mais difundido na indústria. As características da linha são:
- energia 0.75 a 400 kW
- torque 1 a 1400 N.m
- velocidade 1 a 5500 min-1
- altura de cabo 90 a 315 mm.

Alto torque e desempenho de velocidade
Com torque garantido acima de taxas de velocidade muito amplas, sem derating ou ventilação forçada, a LSRPM é também a solução simples e efetiva para aplicações que exigem alto torque a altas velocidades.
O motor da LSRPM é projetado para rodar mais rapidamente do que um motor assíncrono, permitindo:
- a velocidade de motor ser equiparada à velocidade da máquina sendo operada, eliminando componentes de transmissão como caixa de câmbio aumentada,
- aumentar o desempenho da máquina que é operada, aumentando sua velocidade.

Integração e manutenção facilitadas
A densidade da LSRPM lhe dá várias vantagens: tamanho reduzido do chassi que apóia o motor e, assim, da máquina cliente, instalação do motor em local fácil, engrenagem de levantamento mais simples, baixos custos de transporte, etc.
A modularidade das séries LSRPM, configuração freee-standing ou flanged com orifícios planos ou tapados, e as muitas opções associadas, facilitam a substituição de motores convencionais instalados.
As baixas perdas da tecnologia de rotor com ímã consideravelmente limitam o aquecimento sinuoso.
Isto reduz a freqüência de lubrificação e alonga a vida do motor.
Os campos de aplicação e uso dos motores LSRPM são tão extensos quanto os motores assíncronos: bombeamento, ventilação, compressão, transportadores, extrusão, processos, geradores, e muitos outros.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP