www.industria-portugal.com
ARC INFORMATIQUE

Bonde de Toulouse escolhe a versão mais recente do PcVue

O integrador de sistemas de ferrovias Roiret Transport, subsidiária do Vinci Group, selecionou a solução de software PcVue da Arc Informatique para supervisionar o gerenciamento técnico centralizado (Centralized Technical Management – CTM) do novo bonde de Toulouse. Depois do bonde de Lyon e dos metrôs de Cingapura e Santiago (Chile), é o trigésimo sistema urbano a optar por esta solução. Diariamente o PcVue gerencia a informação necessária para o transporte de mais de 10 milhões de passageiros ao redor do mundo.

Bonde de Toulouse escolhe a versão mais recente do PcVue
O PcVue é um software de supervisão centralizada (SCADA) com uma base instalada de mais de 38.000 licenças em todo o mundo. Em sua versão para ferrovias é usado para supervisionar o equipamento do CTM (Centralized Technical Management), isto é, o equipamento de trilhos da rede. Este equipamento inclui subestações de eletricidade, estações (bilheteria, terminais de informação aos passageiros, etc.), intercomunicação, CFTV (Circuito Fechado de TV), e às vezes até mesmo os sistemas de sinalização de trilho. Em temos práticos, se uma máquina de emissão de bilhetes está defeituosa, por exemplo, o software envia um alarme ao operador na sala de controle central, de forma que a ação corretiva mais apropriada possa ser tomada. No caso do bonde de Toulouse, o PcVue se conectará com cerca de trinta controladores (incluindo um para cada uma das 18 estações). O software gerencia de 15.000 a 20.000 itens de informação em tempo real. Também pode rodar aplicações que controlam volumes maiores, com até várias centenas de milhares de variáveis gerenciadas.

“Primeiro, nós apreciamos a habilidade da Arc Informatique para desenvolver protocolos específicos, particularmente para o CFTV. Isto nos permite a conexão com a supervisão da rede de PCs que tem protocolos ‘de negócios’, assegurando assim a continuidade da instalação. Depois, o PcVue provê uma função ‘VCR’ que registra os eventos. Por exemplo, se um incidente acontecer em uma junção, todo o histórico que conduz até o incidente pode ser assistido. Por último, o módulo IntraVue permite ao PcVue supervisionar e integrar o equipamento, como as câmeras do CFTV, diretamente em uma rede TCP/IP. Não é mais necessário usar um PC dedicado para cada tipo de equipamento”, declarou Mr Clarenne, Gerente de Negócios da Roiret Transport.

Em uma sala de controle central normalmente há uma estação de trabalho para a sinalização, outra para o CTM, e ainda outra para o AVLS (Automatic Vehicle Location System – Sistema de Localização de Veículo Automático). A característica de standout do PcVue é que pode integrar qualquer coisa. As funções de sinalização podem ser incluídas na tela do CTM. Neste caso, com apenas duas telas, o operador supervisiona o CFTV, o intercomunicação com os trens ou as estações, etc.

O PcVue também provê gerenciamento nativo de displays multi-tela e video walls (paredes de vídeo). São providos gráficos animados que gerenciam as combinações exigidas para objeto colorido na forma de bibliotecas (circuitos de trilhos, interruptores, sinais, etc.). Kits de desenvolvimento estão disponíveis como padrões para conexão com aplicações de terceira parte (localização de trem, esquema espaço-tempo, etc.).

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP