Foco no EPLAN Project

2019-07-31
O que significa a transformação digital em engenharia e qual o papel do EPLAN Project nesta questão? É um papel decisivo pois a digitalização não é relevante apenas para os processos comerciais das empresas. Na verdade, afeta todo o processo de desenvolvimento de produtos. As vantagens práticas são evidentes. Os utilizadores podem recorrer aos serviços da Plataforma EPLAN e, simultaneamente, tirar partido do valor acrescentado de serviços baseados na nuvem.

 
O objetivo central da digitalização é a otimização de processos, o aumento da eficiência e, consequentemente, o aumento da disponibilidade de máquinas e sistemas. O desenvolvimento contínuo da Plataforma EPLAN suporta este processo. Na fase de engenharia, damos destaque ao equivalente digital de um armário de controlo. A base para isto são dados 3D de elevada qualidade, que representam o invólucro e os acessórios, complementados com informações sobre componentes e cablagem relevantes para o projeto em questão. Os dados podem ser exportados sem qualquer perturbação a nível de multimédia e utilizados noutros subprocessos como produção, incluindo cablagem. A engenharia interdisciplinar também oferece um potencial significativo para otimização. Isto possibilita o armazenamento de informações numa localização central, no EPLAN Project, incluindo a salvaguarda de dados de parâmetros de sensores inteligentes e a respetiva utilização em processos a jusante.
 
AML como formato de troca
Interfaces padronizadas abertas, como AutomationML (AML), por exemplo, disponibilizam estes dados para qualquer utilizador sem qualquer estrutura de dados nem formato específico em função da aplicação utilizada. Por exemplo, os utilizadores podem ser máquinas para processamento de armários de controlo ou de cablagens ou colaboradores que instalam as cablagens com a ajuda de informações digitais. Durante a fase operacional, o objetivo é maximizar a disponibilidade do sistema e minimizar períodos de inatividade em caso de falhas do sistema. Códigos QR em componentes instalados ajudam na respetiva localização no sistema e disponibilizam os seus atributos, incluindo números de peças e dados técnicos para aquisição de peças de substituição, em qualquer ponto dos sistemas e a qualquer hora através de um tablet ou smartphone.
 
Colaboração explicitamente bem-vinda
O EPLAN ePulse suporta idealmente estes cenários. Se os dados de projetos mencionados acima forem guardados no EPLAN ePulse, nada impedirá o seu acesso a qualquer hora e a partir de qualquer local. A Plataforma EPLAN utiliza esta inovadora abordagem conferindo aos utilizadores a possibilidade de transferir dados gerados nas aplicações utilizadas para a nuvem com apenas um clique. O EPLAN Project pode ser partilhado no EPLAN eView com os parceiros pretendidos para efeitos de colaboração. Tornando a troca de dados simples e segura, as empresas ficam ligadas em rede com os seus clientes e fornecedores. O Projeto é, assim, o modelo digital central de uma solução de automação desenvolvida com várias aplicações como o EPLAN Electric P8, o EPLAN Pro Panel ou o EPLAN Fluid e está disponível como única fonte da verdade. Em última análise, fornece os dados necessários para todos os processos a jusante.

Vantagens e benefícios
Os utilizadores podem tirar proveito da já comprovada Plataforma EPLAN e, ao mesmo tempo, tirar partido do valor acrescentado de serviços baseados na nuvem como o Eplan eView e o Eplan Cogineer.
 
Descubra mais em: www.eplan.de