Sem sobreaquecimentos com a nova gama de mangueiras para líquido de refrigeração da norelem

2019-07-01
As mangueiras para líquido de refrigeração são essenciais para o funcionamento seguro, manutenção e vida útil das máquinas. Agora, graças à vasta gama de mangueiras e componentes modulares da norelem, os engenheiros de design e fabricantes podem criar combinações praticamente ilimitadas destes elementos essenciais.


Também conhecidas como mangueiras flexíveis, as mangueiras para líquido de refrigeração são frequentemente utilizadas para fornecer líquido de refrigeração para máquinas do setor metalúrgico como fresadoras e tornos de forma a lubrificar as máquinas e as peças de trabalho e manter as temperaturas reduzidas.

A lubrificação é importante pois a fricção externa, ou contacto de metal com metal, gera aproximadamente um terço do calor que resulta do corte ou da usinagem. Quando a zona de corte é devidamente lubrificada, o corte torna-se mais eficiente, reduzindo assim a fricção externa.

"O calor produzido durante a usinagem afeta consideravelmente o desgaste das ferramentas. Reduzindo a temperatura das ferramentas de corte, mesmo que se trate de uma pequena redução, é possível prolongar significativamente a sua vida útil", diz Marcus Schneck, CEO da norelem. "É neste aspeto que a nossa gama se destaca verdadeiramente. A sua versatilidade e flexibilidade significa que o líquido de refrigeração pode ser direcionado devidamente e a débitos ideais."

A gama também é adequada para outras aplicações. Estas incluem a utilização das mangueiras em sistemas de ar comprimido ou como mangueiras de vácuo ou sucção. Utilizadas como mangueiras de vácuo, este produto permite a extração de fumo, resíduos ou líquidos produzidos durante a usinagem. Por outro lado, as mangueiras para líquido de refrigeração podem ser equipadas com blindagens de proteção para evitar danos nas máquinas ou manter câmaras de monitorização de equipamento de usinagem no devido lugar.

Com inúmeras conexões e uma ampla variedade de injetores, válvulas e acessórios, as mangueiras para líquido de refrigeração permitem combinações praticamente ilimitadas. A gama está disponível em três diâmetros; 6,7 mm (¼"), 12,9 mm (½") e 19,8 mm (¾"). As conexões modulares permitem que as mangueiras sejam prolongadas ou encurtadas conforme necessário.

Os componentes não são condutores de eletricidade e podem ser utilizados em usinagem por eletroerosão. A gama também não enferruja e é resistente à maioria dos químicos e solventes. As mangueiras conseguem manter a sua estabilidade posicional a pressões de funcionamento de até 3,5 bar e débitos de 950 l/min para o diâmetro de 6,7 mm, de 1800 l/min para o diâmetro de 12,9 mm e de 4300 l/min para o diâmetro de 19,8 mm, conseguindo ainda suportar temperaturas de -20 °C a +80 °C.

A estrutura principal dos componentes está disponível em azul e preto e os acessórios em laranja. Para mais informações sobre a norelem e a sua gama de acessórios para engenharia, visite www.norelem.pt